fbpx
geral@tfttapping.joamar.pt

Deus, causação descendente e livre-arbítrio

Há alguns anos, Amit Goswami estava a realizar uma palestra no Brasil sobre o recém surgido paradigma da ciência baseado na física quântica. Um participante desafiou-o:

Já ouvi falar muito sobre as novas interpretações que integram ciência e espiritualidade. Mas isso não é só teoria? Quando é que vocês nos vão apresentar provas ou dados?

Por um instante, Amit ficou abalado, mas depois respondeu:

– Na verdade, fizemos o nosso trabalho. As evidências científicas da espiritualidade, incluindo dados experimentais, estão aqui. Mas eu pergunto: o que estamos a fazer com elas?

A pergunta deu origem a muitas questões, algumas das quais se descrevem de seguida.

  • Se a espiritualidade foi restabelecida pela ciência na nossa vida, então devemos observá-la. A minha formação religiosa diz que devemos ser virtuosos. Eu gostaria de me tornar um ser humano mais amoroso, sincero, justo e solidário. A nova ciência pode me ajudar?
  • Quando penso na espiritualidade, penso em Deus, e tenho dúvidas sobre Ele. Essas dúvidas fizeram com que eu me voltasse para objetivos materiais, que não me deixaram mais feliz. Eu gostaria de resgatar a espiritualidade na minha O que tem a dizer a nova ciência?
  • Se a espiritualidade é real, isso significa ter de abdicar de objetivos materiais em seu benefício? E se eu quiser explorar o meu potencial criativo?
  • Desisti de Deus, pois não entendo como um Deus bom permite que aconteçam tantas coisas ruins. Não consigo aceitar a divisão entre bem e mal do cristianismo popular. A nova ciência pode-me ajudar nessa questão?
  • Gostaria de trabalhar em soluções para os nossos problemas sociais. Isso é espiritual?

Hoje, há muita gente confusa em relação à ética, ao valor da religião e da espiritualidade, e mesmo sobre o livre-arbítrio e a criatividade na busca do potencial humano; isso é resultado das afirmações categóricas e desmedidas da ciência convencional em prol do materialismo científico – todas as coisas (objetos materiais, pensamentos e ideias como espiritualidade e Deus) podem ser reduzidas a partículas elementares de matéria e suas interações.

O cristianismo popular deveria oferecer respostas a tais disposições, mas as suas conceções simplistas não nos ajudam a lidar com essas afirmações. Assim, a ideia de que Deus é uma ilusão e que seria melhor esquecê-lo foi ganhando terreno.

Mas o Deus que os cientistas tradicionais denigrem é justamente aquele da crença popular simplista: um Deus onipotente que, do seu trono celeste, julga as pessoas e envia-as para o céu ou para o inferno; um Deus que criou o mundo e todas as espécies vivas de uma só vez, há seis mil anos; um Deus que permite que coisas ruins aconteçam a pessoas boas; um Deus que se supõe perfeito e que, no entanto, tem imagens imperfeitas – ou seja, nós.

Pois bem, precisamos ser claros. Que natureza de Deus a física quântica e o pensamento do primado da consciência estão postulando? O Deus da nova ciência é compatível com o Deus de que falam as grandes tradições religiosas? Amit Goswami discutiu essas questões no seu livro, “Deus não está morto”, e apresenta-se um rápido resumo dos seus pontos básicos.

Na ciência materialista, existe apenas uma fonte de causação: as interações materiais. Dá-se-lhes o nome de causação ascendente, pois a causa sobe desde o nível básico das partículas elementares até aos átomos, às moléculas e à matéria densa que inclui as células vivas e o cérebro.

Só que, segundo a física quântica, os objetos são ondas de possibilidade, e tudo o que as interações materiais conseguem fazer é transformar possibilidade em possibilidade, mas nunca em realidades que experimentamos. Como o dualismo, este também é um paradoxo. Para transformar possibilidade em realidade, é necessária uma nova fonte de causação, que se chama de causação descendente. Quando percebemos que a consciência é a base de toda a existência e que objetos materiais são possibilidades da consciênciaentão também percebemos a natureza da causação descendente: ela consiste na escolha de uma das facetas do objeto multifacetado da onda de possibilidades, que então se manifesta como uma realidade. Como a consciência está escolhendo uma das suas próprias possibilidades, e não algo separado, não existe dualismo.

A física quântica pode ter um caráter preditivo e determinista para um grande número de coisas; contudo, para eventos isolados e/ou objetos individuais, existe espaço para a liberdade de escolha e para a criatividade.

Porque não podemos usar a nossa liberdade de escolha para criar a nossa própria realidade e fazer com que só aconteçam coisas boas? Esta é uma boa perguntaE como é possível não estarmos conscientes de que estamos a fazer escolhas da maneira como se sugeriu? Esta é a resposta crucial. O estado de consciência a partir do qual fazemos escolhas é um estado mais sutil, extraordinário, de uma consciência interconectada na qual somos todos um, uma consciência quântica “superior”. Por isso, é apropriado chamar de descendente a causação dela proveniente, e de Deus a sua fonte.

A unidade interconectada da consciência é aquela em que as conexões se dão sem sinal; o nome técnico para essas conexões sem sinal é “não localidade quântica”. Na teoria da relatividade de Einstein todas as interações no espaço e no tempo devem ocorrer através de sinais. Assim, segundo as palavras do físico Henry Stapp, a causação descendente não local deve ocorrer “fora” do espaço e do tempo, embora seja capaz de produzir um efeito – a realidade – no espaço e no tempo.

Se você percebeu paralelos entre esta ideia e a evocação que costuma ser feita em discussões espirituais de alto nível – “Deus é tanto transcendente ao mundo como imanente a ele” –, isso é bom. Antes do aparecimento da física quântica, era dessa maneira que os mestres espirituais tentavam mostrar que a relação entre Deus e o mundo não é dualista. E quando as pessoas leigas se queixavam da obscuridade dessa afirmação, eles diziam que Deus é inefável, o que só aumentava a dificuldade de compreensão.

Na nova ciência, a relação entre Deus-consciência e a consciência comum egóica é clara: na segunda, conexões e comunicações devem usar sinais; na primeira, a comunicação sem sinal é a norma.

A existência de comunicações não locais entre pessoas foi confirmada e replicada em milhares de experimentos. Como as interações materiais nunca podem simular a não localidade, essa prova experimental da existência de Deus, visto como uma consciência superior, uma interconexão não local de todas as coisas, é definitiva.

Temos livre-arbítrio? Se somos capazes de acessar à nossa consciência superior e fazer escolhas a partir dela, pode apostar que sim; temos a total liberdade de escolha de entre as possibilidades quânticas apresentadas em qualquer ocasião. Dispomos de livre-arbítrio para escolher o mundo, bem como Deus e a natureza divina, a criatividade e a transformação espiritual.

A física quântica é a física das possibilidades, e a sua mensagem incontroversa é que temos potencialmente a liberdade de escolher, de entre essas possibilidades, resultados que podem ser vivenciados.

 

Fontes:

GOSWAMI, Amit. The self-aware universe: how consciousness creates the material world. Nova York: Tarcher/Putnam, 1993. [O universo autoconsciente: como a consciência cria o mundo material. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2008.]

GOSWAMI, Amit. The visionary window: a quantum physicist’s guide to enlightenment. Wheaton, IL: Quest Books, 2000. [A janela visionária: um guia para a iluminação por um físico quântico. São Paulo: Cultrix, 2006.]

GOSWAMI, Amit. Physics of the soul: the quantum book of living, dying, reincarnation, and immortality. Char lottsville, VA: Hampton Roads, 2001. [A física da alma: a explicação científica para a reencarnação, a imortalidade e a experiência de quase-morte. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2008.]

GOSWAMI, Amit.. The quantum doctor: a physicist’s guide to health and healing. Charlottsville, VA: Hampton Roads, 2004. [O médico quântico: orientações de um físico para a saúde e a cura. São Paulo: Cultrix, 2006.]

GOSWAMI, Amit. God is not dead: what quantum physics tells us about our origins and how we should live. Charlottsville, about our origins and how we should live. Charlottsville, VA: Hampton Roads, 2008. [Deus não está morto: evidências VA: Hampton Roads, 2008. [Deus não está morto: evidências científicas da existência divina. São Paulo: Aleph, 2008.]

GOSWAMI, Amit. Creative evolution: a physicist’s resolution between Darwinism and intelligent design. Wheaton, IL: Theosophi Darwinism and intelligent design. Wheaton, IL: Theosophical Publishing House, 2008. [Evolução criativa das espécies: uma resposta da nova ciência para as limitações da teoria de Darwin. São Paulo: Aleph, 2009.]

GOSWAMI, Amit. Creativity at the time of crisis and paradigm shift. Center for Quantum Activism, 2011. [Criatividade para o século 21: uma visão quântica para a expansão do potencial criativo. São Paulo: Aleph, 2012.

  • Visualizações: 99

 

Próximos Cursos e Eventos Online

Inscreve-te nos próximos cursos/programas

 

WORKSHOP TFT

O QUE É O TFT E COMO PODE AJUDAR NOS TRATAMENTOS TERAPÊUTICOS

13 e 14 de Agosto, das 21:30 às 23:00

 

 

CURSO TFT

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL PELA AUTORIDADE MUNDIAL DE TFT

16 - 17 - 23 - 24 de Agosto

 

 

COMUNIDADE ONLINE

BECONSCIENCE - TRANSFORMA-TE A TI MESMO PARA TRANSFORMARES O MUNDO

Encontros aos últimos Domingos do mês, das 21:30 às 23:30

O que diz quem já fez a Certificação em TFT

Os nossos conteúdos gratuitos

Conhece fundamentos poderosos de autoconhecimento e transformação pessoal com nossos materiais gratuitos

E-BOOK

OS 6 ELEMENTOS-CHAVE DO TFT PARA TE TORNARES UM@ TERAPEUTA ALTAMENTE EFICAZ E CONFIANTE NO RESULTADO

Vais conhecer os segredos do TFT que te permitem resolver apenas numa sessão, aquilo que poderia demorar várias sessões de terapia

Por Joaquim Pereira Marques

Terapeuta TFT Adv e Formador de TFT

Thought Field Therapy

 

E-BOOK

UMA INTRODUÇÃO AO ATIVISMO QUÂNTICO - A VISÃO DE MUNDO QUÂNTICA DE AMIT GOSWAMI

A frase chave que define o Ativismo Quântico é: "Transforma-te a ti mesmo para Transformares o Mundo".

Por Joaquim Pereira Marques

Ativista Quântico - Center for Quantum Activism

USA

 

E-BOOK

INTRODUÇÃO À PRÁTICA DA GRAÇA - UM NOVO CAMINHO PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Aprende a "situar a tua consciência" num nível mais elevado, a ver a Vida através de um filtro mais amplo e transparente com facilidade e de bom grado.

Por Joaquim Pereira Marques

Ativista Quântico - Center for Quantum Activism

USA

 

 

Na TFT Tapping Therapy Portugal estás em boas mãos!

Junta-te aos milhares de pessoas satisfeitas em todo o mundo que usam TFT 

Paciente de 71 anos foi curado de um distúrbio de ansiedade com TFT, depois de 60 anos de sofrimento.

Os sintomas do Gerard não retornaram desde a sua primeira consulta - provavelmente porque concordou em evitar comer milho (uma toxina para a energia dele).

 

Dr. Colin Barron

Ex-Médico e Terapeuta TFT

 

 

Superei a Depressão e a Perda da minha Filha com TFT.

A verdade é que sofri com uma depressão crónica durante anos. Isto foi quase como se as outras pessoas, com a mesma doença que a minha, lhe fosse permitido melhorar, mas a mim não.

 

Dr. H. E. hagglund

Ex-Médico e Escritor

 

 

Violada, Bárbara superou o Trauma, a Depressão e a Toxicodependência com TFT.

Atualmente, ela já não é dependente de drogas e de álcool e a sua autoestima parece estar cada vez mais alta. Ela fez o mestrado em trabalho social, depois fez a licenciatura e começou a trabalhar como psicoterapeuta.

Dr. Colin Barron

Ex-Médico e Terapeuta TFT

 

 

A Karen superou o pânico e a ansiedade com TFT.

Os meus ataques de pânico despareceram juntamente com as minhas fobias – para nunca mais voltarem. É simplesmente maravilhoso estar livre daquele peso. Eu raramente fico doente ou apanho uma gripe. Perdi trinta e cinco quilos e já não tenho necessidade de comer para aliviar a ansiedade.

Karen Piccinotti

Terapeuta TFT

 

 

Sobre TFT Tapping Therapy Portugal

A TFT Tapping Therapy Portugal adota e apoia a Visão de Mundo Quântica de Amit Goswami

Amit Goswami e Joaquim Pereira Marques

Amit Goswami é um estudioso da consciência e criador do Ativismo Quântico, uma rede universal de pessoas interessadas no processo de expansão de consciência, que integra ciência e espiritualidade, através dos princípios da física quântica.

O que é o Ativismo Quântico? A frase chave que define o Ativismo Quântico é: "Transforma-te a ti mesmo para Transformares o Mundo". Mas, para responder a esta pergunta, ninguém melhor do que o próprio Amit Goswami. Assiste aos seguinte vídeo, onde ele explica em menos de quatro minutos o que é o ativismo quântico.