Dois problemas e a tentativa de os solucionar contribuíram para que Amit Goswami escrevesse o livro “O ativista quântico”. O primeiro já foi mencionado: com base nas evidências científicas da criatividade e da espiritualidade, como podemos restaurar Deus nas nossas vidas e no mundo? O segundo problema, ou melhor, conjunto de problemas, é ainda mais urgente.
O meio ambiente está ameaçado pelo aquecimento global. O terrorismo, as guerras e a violência generalizada deterioram as relações humanas e entre os povos. Vivemos crises económicas à escala global com frequência cada vez maior. Estes são três dos maiores desafios do nosso tempo, porém há outros não menos importantes, a seguir mencionados.

O capitalismo, idealizado para dar oportunidades a todos, hoje reproduz a mesma lacuna entre ricos e pobres que víamos na época feudal. O que aconteceu de errado no nosso modelo económico?
A democracia, surgida da ideia de um governo “do povo, pelo povo e para o povo”, deixou-se cercar pelos media e pelo dinheiro, de forma que o poder se concentrou novamente nas mãos de poucos e está a ser usado para a dominação.
A educação liberal, idealizada para estimular o uso da mente com o propósito de processar novos significados, hoje é um processo formal e voltado para o mercado: prepara-nos mais para preencher empregos que outros criaram para nós e menos para explorarmos/desenvolvermos os significados que vislumbrávamos para nossas vidas.
E não é tudo. Os custos cada vez maiores com a saúde constituem outro problema para o qual não há uma solução à vista. As religiões estão a abandonar a sua missão de estudo e disseminação dos valores espirituais e a tornar-se mais e mais parecidas com as instituições mundanas, que procuram meios para dominar os demais. Que outro motivo as religiões teriam para se interessar tanto por política?
E por último, mas não menos importante, mesmo diante do nascente paradigma, o establishment científico parece pouco interessado em revisar a sua visão de mundo, e menos ainda em mudar a sua postura baseada no materialismo científico; Deus e, na verdade, todos os nossos fenómenos interiores são epifenómenos, secundários à matéria.
Encaremos os fatos. A criatividade individual e a transformação de um punhado de pessoas não causam qualquer abalo na disposição da mente global para iniciar mudanças que levarão a soluções para estes problemas.
É preciso um novo tipo de ativismo – o ativismo quântico –, no qual o foco está tanto nas mudanças individuais como nas mudanças coletivas necessárias para transformar. E, para dar impulso à criatividade e à transformação em grande escala, devemos mudar os sistemas sociais, tornando-os mais abertos à possibilidade de modificações significativas.
Fontes:
GOSWAMI, Amit. The self-aware universe: how consciousness creates the material world. Nova York: Tarcher/Putnam, 1993. [O universo autoconsciente: como a consciência cria o mundo material. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2008.]
GOSWAMI, Amit. The visionary window: a quantum physicist’s guide to enlightenment. Wheaton, IL: Quest Books, 2000. [A janela visionária: um guia para a iluminação por um físico quântico. São Paulo: Cultrix, 2006.]
GOSWAMI, Amit. Physics of the soul: the quantum book of living, dying, reincarnation, and immortality. Char lottsville, VA: Hampton Roads, 2001. [A física da alma: a explicação científica para a reencarnação, a imortalidade e a experiência de quase-morte. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2008.]
GOSWAMI, Amit.. The quantum doctor: a physicist’s guide to health and healing. Charlottsville, VA: Hampton Roads, 2004. [O médico quântico: orientações de um físico para a saúde e a cura. São Paulo: Cultrix, 2006.]
GOSWAMI, Amit. God is not dead: what quantum physics tells us about our origins and how we should live. Charlottsville, about our origins and how we should live. Charlottsville, VA: Hampton Roads, 2008. [Deus não está morto: evidências VA: Hampton Roads, 2008. [Deus não está morto: evidências científicas da existência divina. São Paulo: Aleph, 2008.]
GOSWAMI, Amit. Creative evolution: a physicist’s resolution between Darwinism and intelligent design. Wheaton, IL: Theosophi Darwinism and intelligent design. Wheaton, IL: Theosophical Publishing House, 2008. [Evolução criativa das espécies: uma resposta da nova ciência para as limitações da teoria de Darwin. São Paulo: Aleph, 2009.]
GOSWAMI, Amit. Creativity at the time of crisis and paradigm shift. Center for Quantum Activism, 2011. [Criatividade para o século 21: uma visão quântica para a expansão do potencial criativo. São Paulo: Aleph, 2012.





Dr. Colin Barron


