Resumo
Contexto: Violência em massa, atrocidades e convulsões políticas afetaram a prosperidade e a saúde psicológica do povo do Iraque. Aqueles que vivem na região de Garmian, na região do Curdistão do Iraque, estão entre os mais afetados. Embora haja uma necessidade urgente de intervenções de saúde mental nesta região, os recursos de saúde mental são escassos, e apenas uma pequena porcentagem da população necessitada recebe cuidados de saúde mental.

Apesar da alta carga de doenças mentais e da demanda geral da comunidade e das autoridades locais por serviços sociais e psicológicos, intervenções eficazes, validadas e com boa relação custo-benefício, adaptadas para abordar os problemas culturais e sociais são escassas. Este estudo retrospectivo de série de casos, que se baseia nas experiências do autor principal na região de Garmian, tem como objetivo descrever os resultados do uso de duas intervenções de saúde mental, terapia cognitivo-comportamental e terapia de campo de pensamento.
Métodos e descobertas: Os arquivos de 31 clientes que atenderam aos critérios do estudo foram selecionados usando amostragem intencional. Os resultados mostraram que, dos 13 clientes que receberam Terapia Cognitivo-Comportamental, um melhorou e outros não apresentaram nenhuma mudança nos sintomas, deterioração dos sintomas ou abandonaram o tratamento. Todos os 11 clientes que receberam apenas Terapia de Campo de Pensamento apresentaram melhora em seus sintomas. Sete clientes que receberam Terapia Cognitivo-Comportamental e não apresentaram melhora receberam Terapia de Campo de Pensamento e apresentaram melhora finalmente. Embora os resultados da experiência preliminar com Terapia de Campo de Pensamento na comunidade Garmian sejam encorajadores, a realização de ensaios clínicos randomizados com acompanhamentos e a comparação da Terapia de Campo de Pensamento com outras abordagens terapêuticas são necessárias para comprovar essas descobertas.
Conclusão: Descobrimos que a Terapia do Campo de Pensamento teve resultados positivos na redução de transtornos de ansiedade e sintomas relacionados a traumas, em comparação com a Terapia Cognitivo-Comportamental.
Palavras-chave: Transtorno de ansiedade; Série de casos; Terapia cognitivo-comportamental (TCC); Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT); Terapia de campo de pensamento (TFT).
Para consultar na PubMed clique aqui
Fonte : https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32622816/





Dr. Colin Barron


