Resumo
Objetivo: Investigar se a terapia de campo de pensamento (TFT) tem impacto nos sintomas de ansiedade em pacientes com uma variedade de transtornos de ansiedade.
Desenho: Quarenta e cinco pacientes foram randomizados para TFT (n = 23) ou uma condição de lista de espera (n = 22). O grupo da lista de espera foi reavaliado e comparado com o grupo TFT dois meses e meio após a avaliação inicial. Após a reavaliação, os pacientes da lista de espera receberam tratamento com TFT. Todos os 45 pacientes foram acompanhados de uma a duas semanas após o tratamento com TFT, bem como três e 12 meses após o tratamento.

Assuntos: Pacientes com transtorno de ansiedade, principalmente pacientes ambulatoriais.
Intervenção: O TFT visa influenciar o campo bioenergético do corpo tocando em pontos específicos ao longo dos meridianos de energia, aliviando assim a ansiedade e outros sintomas.
Medidas de resultado: Lista de verificação de sintomas 90-revisada, Escala hospitalar de ansiedade e depressão, Escala de incapacidade de Sheehan.
Resultados: A análise de variância de medidas repetidas foi usada para comparar o TFT e o grupo da lista de espera. O grupo TFT teve um resultado significativamente melhor em duas medidas de ansiedade e uma medida de função. Os dados de acompanhamento para todos os pacientes tomados em conjunto mostraram uma diminuição significativa em todos os sintomas durante uma a duas semanas entre as avaliações de pré-tratamento e pós-tratamento. A melhora significativa observada após o tratamento foi mantida nas avaliações de três e 12 meses.
Conclusões: Os resultados sugerem que o TFT pode ter um efeito duradouro na redução da ansiedade.
Registro do ensaio: ClinicalTrials.gov NCT00202709 .
Para consultar na PubMed clique aqui
Fonte: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23141789/





Dr. Colin Barron


