Resumo
A psicologia energética, como mais amplamente praticada, integra a estimulação manual de pontos de acupuntura com exposição imaginal, reestruturação cognitiva e outros procedimentos psicoterapêuticos baseados em evidências. A eficácia dos protocolos de psicologia energética foi estabelecida em mais de 120 ensaios clínicos, com meta-análises mostrando fortes tamanhos de efeito para TEPT, ansiedade e depressão. A abordagem foi aplicada após desastres naturais e causados pelo homem em mais de 30 países.

Quatro níveis de intervenções de psicologia energética após o estabelecimento de segurança, confiança e rapport são descritos, incluindo (1) alívio/estabilização imediatos, (2) redução da excitação límbica para gatilhos baseados em trauma, (3) superação de dificuldades psicológicas complexas e (4) promoção do funcionamento ideal. O primeiro nível é mais pertinente em primeiros socorros psicológicos imediatamente após um desastre, com os níveis subsequentes sendo introduzidos progressivamente ao longo do tempo com reações complexas de estresse e distúrbios crônicos. As vantagens de adicionar a estimulação de pontos de acupuntura a uma abordagem de exposição convencional são identificadas, e os desafios em torno de sensibilidades culturais e efeitos não intencionais são discutidos. Após estabelecer uma estrutura para introduzir a psicologia energética em esforços de socorro a desastres, relatórios de uma amostragem de cenários são apresentados, com base em entrevistas com o autor deste artigo. Isso inclui relatos de trabalho de socorro com sobreviventes de tiroteios em massa, genocídio, guerra étnica, terremotos, furacões, tornados, inundações, incêndios florestais e a pandemia de COVID-19. Centenas de outros relatórios de campo mostram um padrão de resultados fortes após o uso da psicologia energética nos dias ou semanas após um desastre e no tratamento subsequente de problemas psicológicos baseados em traumas. Muitos desses relatos corroboram uns aos outros em termos de alívio rápido e benefícios de longo prazo. Finalmente, são apresentados exemplos de métodos de entrega mais eficientes utilizando grandes grupos, conselheiros leigos, tecnologia digital e cultivando a resiliência da comunidade.
Palavras-chave: acupressão; acupuntura; eventos catastróficos; desastres; técnicas de liberdade emocional; psicologia energética; terapia de campo de pensamento.
Para consultar na PubMed clique aqui
Fonte: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35548526/





Dr. Colin Barron


