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Recriar um mundo de soluções

A beleza do novo paradigma é que a causação ascendente, de cunho materialista, e a causação descendente, que insere Deus no cenário, juntas, posicionam-se para nos proporcionar a realidade manifestada. Materialidade e espiritualidade integram-se.

É por isso que Amit acredita que um ativismo fundado na nova ciência de base quântica será bem-sucedido, enquanto outros movimentos ativistas falharam por estar fundados na separação. O único aspeto comum a cada um dos problemas catastróficos mencionados anteriormente é: o conflitoO terrorismo atual tem raízes no conflito entre materialismo e religião. E não diz respeito apenas aos fundamentalistas islâmicos do Oriente Médio em luta contra o império materialista do “Grande Satã”, os Estados Unidos, mas também aos cristãos fundamentalistas que atuam dentro desse mesmo país.

Problemas económicos e ecológicos devem-se indiretamente ao conflito entre interesses individuais e coletivos, entre valores do ego (como egoísmo e competitividade excessiva) e valores do ser (como cooperação, filosofia win-win, intuição, criatividade, sentimento, felicidade).

Em última análise, essas causas também podem ser decorrentes do conflito entre materialismo e espiritualidade. Examinando de perto, a principal razão para que os custos com saúde cresçam é o nosso medo da morte e a ignorância acerca do que constitui a vida, a saúde e a sabedoria – novamente, materialidade e espiritualidade.

O declínio do significado, da ética e dos valores nas nossas religiões, famílias, sociedades e escolas deve-se claramente ao conflito entre exterior e interior. A educação liberal está dividida entre valores materiais e valores humanísticos e espirituais. Entrar no mundo das soluções verdadeiras é resolver o conflito entre materialidade e espiritualidade, entre exterior e interior. E é este o poder da nova ciência. Ela integra.

Na primeira vez em que Amit Goswami percebeu as coisas desta forma, as soluções desfilaram na sua mente: a ciência dentro da consciência, integrando materialidade e espiritualidade, imanência e transcendência, exterior e interior; a economia espiritual, que lida tanto com as necessidades externas e materiais quanto com as necessidades internas e sutis; empresas profundamente ecológicas, ambientalmente sustentáveis, que se dedicam tanto ao modo exterior quanto ao interior de produção e de consumo; uma democracia ao serviço do significado; uma educação liberal que nos prepara não só para o mercado de trabalho como para a exploração do significado da vida; uma saúde integradora, que valoriza tanto a medicina alopática materialista quanto a medicina alternativa sutil; e religiões abertas que ensinam a universalidade dos valores e a vivem segundo esses preceitos num espírito pós-secular.

Todas estas soluções têm mais uma característica comum: elas aumentam o acesso das pessoas à exploração de significados e valores. Mas como adotar estas soluções na nossa sociedade? Enquanto Amit Goswami pensava nesta questão, recorreu-lhe um velho sonho, no qual havia apenas figuras abstratas. Elas estavam a dançar, a brincar e a divertir-se muito. Uma voz ao fundo disse: “São os anjos do fazer”. Então, a cena mudou. Apareceram outras figuras abstratas, e estas também pareciam felizes, mas eram diferentes, estavam apenas sentadas em silêncio. A voz disse: “São os anjos do ser”. E a cena mudou novamente, os anjos do fazer voltaram. E assim por diante. Os anjos do fazer e os anjos do ser surgiam e desapareciam, alternada mente. Quando acordou, Amit compreendeu o mistério fundamental da criatividade e da transformação. É a alternância entre fazer e ser. [1]Do-be-do-be-do. Combinar as forças do fazer e do ser.

 

[1] O autor faz um jogo de palavras, lembrando uma frase cantarolada por Frank Sinatra em algumas canções, como Strangers in the Night, e que remete aos verbos to do (fazer) e to be (ser). [N. do T.]

 

Fontes:

GOSWAMI, Amit. The self-aware universe: how consciousness creates the material world. Nova York: Tarcher/Putnam, 1993. [O universo autoconsciente: como a consciência cria o mundo material. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2008.]

GOSWAMI, Amit. The visionary window: a quantum physicist’s guide to enlightenment. Wheaton, IL: Quest Books, 2000. [A janela visionária: um guia para a iluminação por um físico quântico. São Paulo: Cultrix, 2006.]

GOSWAMI, Amit. Physics of the soul: the quantum book of living, dying, reincarnation, and immortality. Char lottsville, VA: Hampton Roads, 2001. [A física da alma: a explicação científica para a reencarnação, a imortalidade e a experiência de quase-morte. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2008.]

GOSWAMI, Amit.. The quantum doctor: a physicist’s guide to health and healing. Charlottsville, VA: Hampton Roads, 2004. [O médico quântico: orientações de um físico para a saúde e a cura. São Paulo: Cultrix, 2006.]

GOSWAMI, Amit. God is not dead: what quantum physics tells us about our origins and how we should live. Charlottsville, about our origins and how we should live. Charlottsville, VA: Hampton Roads, 2008. [Deus não está morto: evidências VA: Hampton Roads, 2008. [Deus não está morto: evidências científicas da existência divina. São Paulo: Aleph, 2008.]

GOSWAMI, Amit. Creative evolution: a physicist’s resolution between Darwinism and intelligent design. Wheaton, IL: Theosophi Darwinism and intelligent design. Wheaton, IL: Theosophical Publishing House, 2008. [Evolução criativa das espécies: uma resposta da nova ciência para as limitações da teoria de Darwin. São Paulo: Aleph, 2009.]

GOSWAMI, Amit. Creativity at the time of crisis and paradigm shift. Center for Quantum Activism, 2011. [Criatividade para o século 21: uma visão quântica para a expansão do potencial criativo. São Paulo: Aleph, 2012.

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